Campanhas anteriores
O Campeonato Brasileiro passou a ser disputado em 1971, mas foi na década de 80 que o Flamengo brilhou na competição. O clube da Gávea, aliás, dominou a época com os títulos de 1980, 1982, 1983 e 1987 - o último, aliás, rende polêmica até hoje, já que a CBF declara o Sport como campeão daquele ano, quando o Clube dos 13 foi o responsável pela organização da Copa União e Flamengo e Internacional, campeão e vice do Módulo Verde, se recusaram a enfrentar Sport e Guarani, vencedores do Amarelo.
Polêmicas à parte, o que o torcedor rubro-negro prefere se recordar é do belo time campeão brasileiro em 1980, liderado por um dos maiores ídolos da história do clube: Zico. Vale destacar também os nomes de Raul Plassmann, Marinho, Júnior, Carpegiani, Tita, Nunes e Andrade, hoje treinador da equipe.
Um ano após faturar a Libertadores e o Mundial Interclubes, o Flamengo manteve a base e faturou o Brasileiro de 1982 e 1983, sempre com Zico como destaque. A polêmica conquista de 1987 fechou a década dourada rubro-negra, com o time voltando a erguer a taça da Série A em 1992 - já sem Zico, mas com Zinho, Djalminha, Júnior Baiano e outro líder em campo: Júnior, ex-companheiro do Galinho.
0 comentários:
Postar um comentário